terça-feira, 14 de maio de 2013

Algumas tranças e suas origens

As tranças em Angola tal como o tempo, também têm evoluído mas sem perder a essência, desde os famosos carapitos, as bailundas, as viradas, os bob´s, as de linhas, as de mãos, as corridas ou até as aplicações brasileiras. Durante muito tempo os "Carapitos" foi marca da mulher angolana, com maior destaque na região norte do país ( Cabinda e Zaire), as tranças faziam tanto sucesso que mereceu músicas( Teta Landu- Menina de capinha dura; SSP- Negra). Actualmente ainda se tem usada por mulheres em todo território nacional.
(Tranças carapito)

Outras tranças de sucesso são as " Bailundas", nome originário das mulheres do Bailundo, provincia do Huambo( localizada a sul de Angola e onde se encontra o ponto mais alto do país, o Morro do Moco). As tranças dão muito charme as mulheres tornando os seus rostod mais angelicais.

As tranças de "Linhas", têm semelhança com os carapitos e usam-se na maioria das vezes para o crescimento do cabelo, quando bem esticadas. Elas são mais usadas por mulheres do norte do país (Cabinda, Zaire e Kwanza Norte) e dão a mulher um charme sem igual, representado vários chifres de animais que habitam na fauna e florestas de Angola, com maior destaque a Palanca Negra Gigante( símbolo de Angola, única no mundo) que habita no Parque de Kangandala, na provincia de Malange( centro-norte de Angola).

Em homenagem ao grande ídolo da música jamaicana, Bob Marley, em Angola surgiu as tranças "Bob´s", mais usadas por crianças e adolescentes. 
(Tranças Bob´s)

(Tranças Bob´s)

As corridas, de mãos, as viradas e as aplicações brasileiras também representam e aparecem na cultura de Angola e são património de África.
(Tranças Viradas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário